terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Então e o regresso?

Pois é, que raio de regresso foi este em que voltei a desaparecer logo de seguida?!

Agora sim, sinto-me mais à vontade para explicar porque é que não era a melhor altura para fazer grandes mudanças na minha alimentação e também porque é que voltei a desaparecer...

Estou grávida, a chegar a meio da gestação :)

Se esta se torna claramente numa das melhores alturas para termos uma alimentação saudável, por outro lado é uma fase tão delicada que não queria correr riscos de fazer algum disparate e faltar algum nutriente.

Eu sei que é perfeitamente possível ter uma alimentação vegetariana saudável para a mãe e para o bebé, mas uma vez que ainda me encontrava numa fase de descoberta, de transição, achei por bem aguardar mais uns meses (fortemente aconselhada a isso também pela médica que me acompanha e pelo pai da criança...) antes de fazer alterações substanciais.

Mas, ironia do destino, tive (tenho) muitas náuseas e vómitos e há alguns alimentos que se tornaram insuportáveis comer (e mesmo cozinhar): peixe e carne! Faço um grande esforço para mantê-los na alimentação e tenho de recorrer a truques como comer carne picada à bolonhesa (com muito molho de tomate!) para disfarçar o sabor. Quanto mais simples estiverem cozinhadas, pior. Tenho comido mais lacticínios para compensar, mesmo sentindo os seus efeitos adversos (se bem que agora mais disfarçados - náuseas, barriga "inchada", dificuldades no trânsito intestinal, falta de energia são o dia-a-dia da maioria das grávidas...). Conclusão, como carne e peixe algumas vezes por semana, mas a minha alimentação é maioritariamente vegetariana porque é o que consigo comer.

Acabei por já falar um pouco na razão que levou ao meu desaparecimento. Tive sintomas muito intensos nos primeiros meses de gravidez e praticamente deixei de cozinhar. Não conseguia pôr os pés na cozinha: ou estava extremamente mal disposta ou estava... a dormir! Por isso, simplesmente não tinha conteúdo para registar e partilhar.

Agora começo, finalmente, a entrar no clima cor-de-rosa do segundo trimestre de gravidez, em que me sinto com mais energia, evitando os alimentos que me agoniam já não enjoo tanto e sinto cada vez mais que o bebé que vem a caminho é mesmo real, com as cócegas que me faz na barriga.

Ontem já experimentei uma receita nova para o jantar! Mas não registei o que fiz, por isso partilho quando a repetir :)

Conto vir aqui a este cantinho com mais frequência a partir de agora.

Obrigada a quem se manteve desse lado e seja bem-vindo quem chegou agora :)


3 comentários:

  1. Oh querida Paulinha! Ele há coisas! Ainda ontem pensei o que seria feito de ti! E hoje dou com este post! E que bela novidade nos trazes! Que maravilha! Muitos parabéns!! Conta-nos! É menino ou menina?! Venha ele com saúde, que é sempre o principal e mais importante! Não imagino sequer o que é ter enjoos, nas minhas 3 gravidezes foi coisa que tive a felicidade de não vivenciar! Adorei estar grávida! Acredito que isso nos tire um pouco a magia da gravidez. Mas espero que essas partes menos boas passem e que possas viver o tempo de gravidez que resta em pleno! Quanto à alimentação, concordo, acho que nesta fase deves comer um pouco de tudo, pelo menos daquilo que conseguires. Depois do bebé nascer logo estabeleces novas rotinas e novos hábitos! Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? A vida tem destas coisas incríveis :) Obrigadaaa!! :D Estou felicíssima ! Apesar dos maus bocados, a gravidez tem corrido bem e tem sido uma experiência única! É claro que quando vomitamos 6/7 vezes durante todo o dia e não temos energia nem para ir do sofá para a cama dá vontade de mandar à fava quem diz que gravidez não é doença e quem fala em enjoos "matinais" (matinais o tanas!). Mas depois de passar o pior e de as hormonas regularem (ou não... choro com tudo quanto é filme XD) sobra só sorriso de orelha a orelha :)) Tiveste mesmo muita sorte em não ter de passar por isso. Mas cada experiência é diferente e ao sabermos que é por uma boa razão tudo passa :) Ainda não sabemos se é menino ou menina! Fechou as pernas na hora H :/ mas talvez saibamos daqui a 2 semanas na próxima eco ;) Beijinhos!

      Eliminar
  2. Que boa notícia! De vez em quando pensava em ti e no blog, mas nunca pensei que estares grávida fosse o motivo da ausência... Parabéns e muitas felicidades :D

    ResponderEliminar