terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Livros de Culinária

Gosto muito de ler. É, sem dúvida, um dos meus passatempos preferidos e vou variando muitos nos géneros, consoante o meu estado de espírito (até costumo estar a ler vários livros ao mesmo tempo porque tenho variações de humor frequentes ;) ).
Ao longo da vida, contudo, deixei de comprar muitos livros, por variadas razões (falta de espaço, falta de dinheiro, vontade de ter menos "coisas" em casa e na minha vida, ...). Encontrei outras soluções, como utilizar a biblioteca, trocar livros, etc.

Mas os livros de culinária... A esses tenho muitas dificuldades em resistir. Tenho imensos. Muitos mesmo. Tento moderar as compras (pelas razões acima referidas...) e comprar aqueles livros que me vejo MESMO a utilizar, procuro só comprar um livro novo quando já utilizei o que comprei anteriormente e tento sempre experimentar uma receita nova por semana (nem sempre acontece, sobretudo com uma bebé pequena em casa...). As receitas que foram um sucesso, que se repetem várias vezes e que quero que fiquem "mais à mão" vem parar aqui ao blog.
Assim, quando planeio o que vou cozinhar venho aqui buscar as receitas que sei que funcionam cá em casa e aos livros (e internet...) quando quero experimentar algo novo. Dá-me mesmo um prazer imenso folheá-los, marcá-los e descobrir receitas diferentes.

Achei que poderia ser interessante partilhar os livros que tenho com vocês, falando se, na minha opinião, valeu a pena a compra, se uso muito ou nem por isso, que tipo de receitas traz. É uma ideia ainda a amadurecer, mas vamos ver no que dá. Vou criar um separador na barra "ali de cima" para arrumar as opiniões dos livrinhos.

Até lá, se tiverem curiosidade, vejam como me desgracei quando me pus a comprar livros usados no AwesomeBooks.

A sério, acho que tenho um problema.



 (não aparecem aqui mais umas quantas dezenas de revistas...)

2 comentários:

  1. Eu também tenho alguns livros de culinária. E revistas nem se fala! Em tempos fui colecionadora de revistas de culinária. Comecei na minha adolescência e fi-lo até ter o meu primeiro filho. Depois as prioridades eram outras, não precisava de tantas revistas, o dinheiro poderia ser canalizado para outras coisas, e também já não havia espaço. Ao início custou-me, confesso, pois adorava folhear e perceber o que cada revista nova nos reservava! Depois habituei-me. Na verdade, quando perdi o vício, já as revistas não tinham tanta graça pois estavam a ficar cheias de publicidade. Algumas era mesmo mais publicidade do que receitas! E o preço delas tinha duplicado. A última vez que comprei uma revista de culinária, aliás, nem fui eu, foi o meu marido quando eu estava na maternidade! Já lá vai mais de 4 anos! Esta coisa da internet e dos blogs também ajudou a perder o vício! Agora, sempre que entra um livro de culinária cá em casa, quase sempre é por mo oferecerem. O penúltimo foi um da Mafalda Pinto Leite, e o último o da Filipa Gomes, ambos oferecidos por uma prima que sabe do meu gosto por culinária e alimentação saudável! E na verdade são ofertas que me deixam sempre muito feliz!
    Acho que vai ser interessante perceber os livros que tens! Na volta temos alguns em comum! Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Desde a adolescência? Puxa, devias ter já uma coleção imensa! Eu comecei há relativamente pouco tempo (3 anos?) a comprar aquelas dos supermercados e já não sei onde as enfiar :/ Mas uso muito, sobretudo as do continente. As outras não tanto e já nem sempre compro. Eu também pensei que a net ia ajudar (o meu namorado está sempre a falar-me disso...que está tudo na net) mas só ajudou a ter mais coisas que quero experimentar. Continuo a gostar de ter os livrinhos e de me sentar com eles e uma chávena de chá =X Ainda ontem o jantar foi baseado numa receita da Mafalda ;) Ainda não estive com o da Filipa nas mãos, mas costumo vê-la no 24kitchen. Que tal? Gostas do livro? Muito bom receber prendinhas dessas :D Provavelmente temos livros em comum, sim ;) Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar