quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Regresso

Eu sei que já não ponho os pés aqui desde agosto. E mesmo em relação aos outros blogs culinários, tenho ido espreitar aqui e ali, mas não tenho seguido como habitualmente. E porquê?

Tenho andado a arrumar a cabeça e a gerir frustrações. 

Devido a algumas complicações de saúde  nos últimos meses (ano?) dediquei-me mais à alimentação e ao impacto que ela tem em mim. Em agosto, depois da experiência do detox do açúcar e com mais tempo disponível, vi alguns documentários relacionados com a alimentação que provocaram um turbilhão de emoções (destaco Cowspiracy sobre a relação consumo de produtos animais/ambiente, o Forks Over Knives sobre a relação com a saúde - também ouvi falar do Earthlings, sobre os abusos aos animais, mas não tive coragem de ver). 




Já tinha partilhado aqui como não sou a maior fã de carne -  se como muitas refeições seguidas, o meu corpo "rejeita-a" naturalmente (cai-me mal, enjoo, etc.). Também já há algum tempo é claro para mim que os lacticínios me fazem mal (este blog começou precisamente depois da minha "vida sem lactose"). 

Mas, honestamente, não tinha a ideia de como o consumo de produtos animais é tão nocivo (para a nossa saúde, para o ambiente e, obviamente, para os animais!). Sabia que havia muita coisa errada, mas não a verdadeira dimensão da coisa. A vontade de me tornar vegan (não apenas no que à alimentação diz respeito) não é recente. Contudo, o marketing, o "efeito avestruz" em que não vemos o que não queremos ver, as pressões sociais, as dúvidas sobre carências de nutrientes acabaram por ir adiando essa decisão. 

Agora que estou mais informada sinto mesmo essa necessidade de mudança de estilo de vida, mas infelizmente não a posso fazer como gostaria.

Devido a algumas condicionantes que tenho no momento (daqui a uns tempos posso falar melhor sobre isso), não posso fazer essa mudança de um dia para o outro nem mesmo a curto prazo. E isso fez o meu Tico e o meu Teco entrarem em conflito. Não me apetecia ir para a cozinha, nem ir às compras (dei comigo a chorar no meio do corredor dos leites e ovos a lembrar-me do que tinha lido/visto sobre o tema; passar na zona do talho/peixaria é horrível). É que isso me obriga a tomar consciência da minha quota parte de participação na crueldade e destruição que agora sei claramente que existe...

Mas acho que finalmente começo a chegar a acordo comigo mesma: preciso de fazer essa mudança com calma, respeitando as circunstâncias em que estou. 
Vou certamente aumentar a introdução de refeições vegetarianas/vegan na minha alimentação e, naturalmente, isso irá reflectir-se por aqui. 

Hoje fiquei super entusiasmada quando encontrei legumes que não costumava ver tão acessíveis - cenouras coloridas e couve kale - à venda num dos supermercados habituais  Fiquei com vontade de experimentar coisas novas.

Por isso, estou de volta para registar e partilhar o que vai saindo aqui da cozinha.



4 comentários:

  1. Ainda por estes dias perguntava-me a mim própria o que seria feito de ti! Ainda pensei escrever-te um e-mail mas o tempo voa e acabei sempre por não o conseguir fazer. Que bom que estás de volta! Quanto à mudança dos teus hábitos alimentares, isso é uma opção que deves tomar se não te sentes bem. Não te esqueças que é preferível que seja um processo gradual, afinal o teu organismo está habituado a um determinado tipo de alimentação e não convém cortar com certas coisas logo de uma vez. E caso te tornes vegana será uma atitude muito corajosa. Olha que eu não conseguiria, apesar de ter conhecimento de tudo o que está por detrás, eu gosto muito de proteína animal. Quanto à carne tenho consumido cada vez menos, até prefiro peixe. Tenho também feito muitas refeições vegetarianas, para variar e porque há refeições vegetarianas muito saborosas. Muitas pessoas me têm perguntado se nunca pensei tornar-me vegetariana ou vegana. Vegetariana era capaz de conseguir, vegana nem pensar, demasiado restritivo pois não podemos (ou não devemos) comer nada de origem animal e isso aqui é muito complicado. De qualquer das formas acho que não conseguiria adotar nem uma nem outra pois gosto muito de comer um pouco de tudo. Mas acredito que seja preciso uma enorme força de vontade para conseguir mudar para esse regime alimentar e por isso dou-te toda a força! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Terá mesmo de ser gradual, por isso vou aproveitar para me informar bastante, para o poder fazer de forma equilibrada e saudável :) Espero que das novas experiências aqui de casa resultem ideias para as tuas refeições vegetarianas ou como complemento das proteínas de origem animal. Obrigada pela força e por teres pensado em mim :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo! Já andava com saudades de passar por aqui :)
    É normal uma pessoa tomar uma decisão e não conseguir aguentar manter os hábitos que tinha antes de a tomar quando a execução não é imediata, principalmente num assunto tão sensível como este. Acho que fazes bem em decidir-te pela adaptação gradual, é uma alteração radical que exige o seu tempo e vários ajustes em termos de rotinas ou hábito!
    Também tenho introduzido mais refeições vegetarianas/vegan na minha alimentação. Para já não estou a pensar em tornar-me vegetariana ou vegan a tempo inteiro, mas penso que a redução do consumo de carne e produtos animais já é positiva, para que as nossas escolhas tenham menor impacto negativo no ambiente e nos animais não é necessário abolir completamente os produtos animais (embora, claro, quanto mais reduzirmos menor impacto tem). Há uma grande tendência para aquele pensamento tipo 'ou sim ou sopas', mas nem tudo se prende com rotulagens, a fase de adaptação exige um meio termo e não é necessário sentir repulsa por ele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã pelo comentário. Acertaste em cheio. Foi precisamente esse sentimento de repulsa que senti (sinto) e que me bloqueou e me stressou. De fazer as coisas que já não me fazem sentido, de não ser nem uma coisa nem outra. Ainda estou a tentar gerir isso, mas se pensar racionalmente sei que tenho de fazê-lo de forma gradual. Até para que seja saudável e a longo prazo. Por isso, vamos viver esta fase de transição e descobrir receitinhas novas :) beijinhos

      Eliminar