quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Nachos de grão

Eu sei que é mais comum adpatar-se receitas "tradicionais" para a bimby e não o contrário. Mas eu já tinha farinha de grão preparada e o restante é muito fácil de fazer à mão. Sobretudo, é mais silencioso feito à mão. Esse foi o verdadeiro critério que me levou a pôr as mãos na massa, literalmente, porque tinha de aproveitar enquanto a princesa dormia a sestinha ou não haveria nachos para ninguém.

Nachos de grão
(receita adaptada de "Bimby momentos de partilha" Nov. 2016 p.39)

250 g de farinha de grão-de-bico (na receita original, 250g de grão de bico seco pulverizado 1min vel.10)
1c.chá de sal
1c.chá pimenta
1c.chá fermento para bolos
60g de óleo (usei de girassol)
90g de água

Misturar todos os ingredientes até formar uma bola de massa homogénea.
Deixar descansar 15min.
Dividir a massa em várias porções e estender cada uma entre duas folhas de papel vegetal, o mais finamente possível.
Cortar em triângulos e dispô-los num tabuleiro de forno.
Levar ao forno a 180º cerca de 10 min ou até dourar.
Guardar num frasco com tampa hermética.

Gostei bastante destes "nachos". Servem para petiscar tal como são, para acompanhar com molhos/dips ou para acrescentar um elemento crocante a um prato. Não estendi a massa uniformemente, por isso acabei com nachos mais espessos do que outros. Deu para notar uma grande diferença - quanto mais finos melhores, mais crocantes.

 


2 comentários:

  1. Eu tenho bimby e continuo a gostar de fazer muita coisa à mão! Aliás, procuro fazer o máximo que posso à mão! Sempre disse que queria uma bimby para me ajudar e não para me substituir!! Já tinha ficado a namorar esses nachos do post anterior! Já me estou a imaginar a petiscá-los com guacamole! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já fiquei sem a bimby uns tempos porque tive de substituir uma peça e senti imensa falta! E tinha a ideia de que mal a usava porque raramente a uso em exclusivo para fazer uma refeição (a não ser a sopa). É-me muito útil mesmo como apoio, mas continuo de volta dos tachos e da colher de pau ;) Ficaram tão bons!! Já ando a sonhar coma próxima rodada. mnham mnham beijinhos :)

    ResponderEliminar