sábado, 16 de abril de 2016

Biscoitos de alfarroba

Há cerca de um mês atrás provei estes biscoitos de alfarroba.
Gostei muito do sabor, os ingredientes até são relativamente saudáveis (pelo menos conheço o nome de todos!), mas achei um pouco caros para comprar frequentemente.

Para mim, são bons para ter na despensa para quando apetece algo doce e não houve tempo para preparar nada (comprei também os de amêndoa recentemente, mas não gostei tanto), mas no dia a dia, quando tal é possível, prefiro fazer em casa este tipo de coisas.

Assim, decidi pegar na lista dos ingredientes (que, já agora, aparecem por ordem - em primeiro lugar o que existe em maior quantidade no produto) , vi umas poucas receitas de biscoitos para ter ideia das proporções e decidi fazer a minha versão dos biscoitos de alfarroba.

Eu sei que sou suspeita, mas, na minha opinião, ficaram ainda melhores! Mais húmidos e com o sabor a alfarroba mais intenso. Vou guardar a receita para não me esquecer:

Biscoitos de alfarroba

Ingredientes (para 14 biscoitos)

100g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
50g de farinha de alfarroba
90g de açúcar mascavado
10 c.s. de água
5 c.s. de óleo (usei de girassol)
1 c.café de fermento
1 c.café de bicarbonato de sódio
1 c.café de vinagre de sidra
1 pitada de sal fino


Preparação:

Misturar as farinhas com o açúcar.
Juntar a água e o óleo e mexer até se transformar numa massa uniforme (comecei com a colher de pau e depois usei as mãos).
Acrescentar o fermento, o bicarbonato de sódio, o vinagre, o sal e mexer mais um pouco. A massa fica ligeiramente húmida, mas algo consistente.



Formar bolinhas e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10min.



Sem comentários:

Enviar um comentário