terça-feira, 19 de julho de 2016

Desafio 21 dias sem açúcar- dia #2

Neste segundo dia deparei-me com a primeira grande dificuldade (a seguir à minha gula, claro): as outras pessoas. Não me incomoda o facto de os outros aceitarem ou não as minhas decisões, de acharem isto de evitar o açúcar (e, já agora, a lactose) uma ótima ideia ou uma grande idiotice. 

O que me incomoda mesmo é ter de recusar a comida que é feita para mim como um gesto de carinho. E isso acontece com alguma frequência... Acho que é cultural e muito português amarmos os outros através da comida, mas nestas situações torna-se um problema.

Uma colega de trabalho (tenho a sorte de ter colegas fantásticas) fez bolinhos de coco ontem para partilhar com toda a gente. Agradeci, mas expliquei (muito sem jeito) que apesar de cheirarem divinamente não podia comer por causa da manteiga e do açúcar que levavam. Então não é que hoje ela faz uns especiais, com a "minha manteiga" e com maçã a adoçar em vez de açúcar? É verdade que continuava a ter farinha de trigo (um dos alimentos da lista "a eliminar"), mas como é que ia recusar depois de tanto esforço para eu poder comê-los sem problemas? Claro que aceitei e estavam muito bons, mesmo sem o açúcar. 

Parece que ao dia 2 já não estou a cumprir o plano à risca, mas vou continuar a fazer o melhor que conseguir e feliz por saber que tenho pessoas generosas ao meu redor :)

A reportagem fotográfica das comidinhas do dia 2:


Papas de aveia, leite de coco e banana para o pequeno almoço.



Mini-bolachas de milho e arroz a meio da manhã.


Almoço igual ao de ontem, com os ditos bolinhos de coco como sobremesa.


Ao lanche, a hora demoníaca do desejo de açúcar, batido de leite de coco, frutos vermelhos e sementes de linhaça (como usei frutos congelados ficou bem fresco, ideal para o calor que estava).


Para jantar, peixe cozido com batatas de cebolada e alface.



Atualização: Como jantei cedo (por volta das 19h30) e me deitei  lá para as 23h30, senti necessidade de comer mais qualquer coisa. Comi uma banana, o que já ultrapassa a quantidade de fruta para um dia, segundo a proposta do livro. Tenho de encontrar snacks alternativos e igualmente práticos para além da fruta. Ideias?


Sem comentários:

Enviar um comentário