segunda-feira, 14 de março de 2016

Quiche de legumes

É frequente fazer quiches cá em casa. São rápidas, fáceis, podem comer-se quentes ou frias e como levam os ingredientes que quisermos, tornam-se numa ótima forma de gastar o que se está quase a estragar no frigorífico ou, neste caso, na despensa.

Tinha um frasco de espargos que comprei para experimentar e que andava por ali há tanto tempo que estava quase a ficar fora do prazo. Não sabia o que fazer com ele (às vezes compro as coisas só porque sim, sem nenhum destino pensado e depois dá nisto...) e a solução que encontrei foi fazer uma quiche!

Somos só dois, por isso quando faço uma quiche sobra sempre muito. Normalmente, corto às fatias o que resta e congelo. Depois é só descongelar e aquecer, de preferência no forno.

Quando não quero que sobre, divido a receita ao meio e faço duas mini-quiches, como fiz desta vez.

Quiche de legumes

Ingredientes (para duas mini-quiches):

Massa quebrada/folhada de compra ou caseira (usei quebrada, receita do livro base da bimby)
75g de queijo flamengo sem lactose picado/ralado (piquei 4 fatias de queijo fatiado)
1 ovo
1/2 pacote (100ml) de natas de soja
sal q.b.
Legumes q.b. (mais ou menos a mesma quantidade de queijo; usei espargos em conserva, mas podem colocar os que quiserem - cogumelos, brócolos, cenouras, espinafres, milho... tenham só em atenção que já os devem colocar cozinhados na quiche).

Para fazer a quiche "grande" é só dobrar os ingredientes e, se necessário, acrescentar mais um ovo. A preparação é idêntica.

Preparação:

Untar a tarteira ou forrar com papel vegetal (usei óleo em spray).
Colocar a massa quebrada e fazer alguns furos com o garfo.
Colocar o queijo e os legumes.





Bater o ovo com as natas e uma pitada de sal (pouco, que o queijo já é salgado) e verter a mistura para cima dos restantes ingredientes.



Levar ao forno pré-aquecido a 180.º C 30 min ou até estar dourado.




Se tiverem outras sugestões para usar os espargos partilhem, por favor. Gosto do sabor, mas não sei como usar. Sobretudo estes de conserva que ficam com uma consistência tão mole e que se partem facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário