segunda-feira, 18 de julho de 2016

Farinha de grão-de-bico [bimby]

Precisava desta farinha para fazer uma nova receita de pão. Vi que dava para fazer demolhando  o grão umas 10 horas, levando ao  forno mais 40min, triturarndo de seguida, levando mais uma vez ao forno... Muito trabalho e tempo. Já estava a pensar ir comprá-la ou escolher outro pão quando vi esta receita para a bimby. Fiquei os ouvidos a zumbir de tanto barulho, mas em muito menos tempo e sem me preocupar, a bimby fez o trabalho praticamente todo.

Farinha de grão-de-bico [bimby]
(receita daqui)

Ingredientes:

500g de  grão seco

Preparação:

Colocar o grão no copo da Bimby e dar uns golpes de turbo.
Pulverizar durante 30 seg em velocidade progressiva 5-7-10.
Baixar os restos com ajuda da espátula e repetir se necessário.
Tostar a farinha programando 20min, 100ºC, vel.5.
Retirar a farinha para outro recipiente e deixar arrefecer por completo.
Colocar no copo novamente e pulverizar em velocidade progressiva 5-7-10 durante 30seg.
Guardar num recipiente hermético.



6 comentários:

  1. Não é demolhada ao que parece, logo não é nada saudável. As leguminosas têm de ser demolhadas. Sugiro que demolhe 8 horas mudando a água. Ao final seque e submeta ao forme para secar melhor. Depois pode moer e obter a farinha de grão, caso contrário não faz nada bem à saúde, para além de ter um trave amargo desagradável. Procure informação sobre porque devem as leguminosas ser demolhadas e penso que vai encontrar informação útil.

    ResponderEliminar
  2. Encontrará aqui informação útil http://www.fernandamartins.pt/dicas/20-os-anti-nutrientes-fitatos-oxalatos-e-lectinas

    ResponderEliminar
  3. Ainda para cozer, não coza na apnela de pressão, não coloque azeite e utilize uma tira de alga wakame para absorver as saponinas. Hoje em dia, felizmente existem os nutrichefes para nos ajudar, não basta cozinhar, é preciso tirar saúde da comida.

    ResponderEliminar
  4. Experimentei fazer sopa de grão de bico com farinha de grão de bico, já tinha um pressentimento que não ia dar certo, prefiro fazê-la com grão cozido. Adoro grão, logo é importante para mim. Pode colocar uma pequena rodela de gengibre no processo de cozer, aromatiza e diminui possíveis problemas intestinais a quem os tenha, como eu.https://www.madebychoices.pt/a-importancia-de-demolhar/?fbclid=IwAR33OB4z98CqtisJSjfTsGmxI7Hgap7KFZkTnTR1BKAarna88B5cXnapStQ

    ResponderEliminar
  5. algumas receitas por nutrichef

    https://nutrichefduarte.com/receitas/

    ResponderEliminar